segunda-feira, 6 de julho de 2015

Números do 1º turno da Chave 1 da Série Bronze

Encerrado o primeiro turno da 1ª fase da Chave 1 da Série Bronze, podemos fazer uma análise das estatísticas das equipes até aqui. Todas equipes já se enfrentaram uma vez na competição, o que permite verificar quais equipes fazem bem o dever de casa e aquelas que são visitantes indigestos. Olhando para os números é possível compreender um pouco mais a tabela de classificação.

O União Independente fez até aqui quatro jogos em casa e cinco fora de casa. Confira:
Campanha geral: 9 J - 3 V - 2 E - 4 D - 20 gp - 25 gc - aproveitamento de 40,7%
Campanha em casa: 4 J - 3 V - 1 E - 0 D - 9 gp - 6 gc - aprov. de 83,3%
Campanha fora de casa: 5 J - 0 V - 1 E - 4 D - 11 gp - 19 gc - aprov. de 6,6%
Artilheiros: Roger e Guile (4 gols), Bochecha, Guto, Índio e Felipinho (2), Nelson, Joãozinho, Fernandinho e Giovani (1).

Para comparar, o aproveitamento da líder AFF até aqui é de 88,8% no geral (100% em casa e 75% fora de casa). Já o Jáqtáqvá, 4º colocado, posição que o União almeja alcançar neste segundo turno, tem 59,2% de aproveitamento. Enquanto isso, a ADCH e o Palmeira, equipes fora da zona de classificação, têm 18,5% de aproveitamento.

No geral, o União se destaca por ter uma defesa consistente. É a melhor do grupo após nove rodadas, com 25 gols sofridos (média de 2,7 gols por jogo). A segunda melhor defesa é da líder AFF (28 gc), seguida pelo Jáqtáqvá (29 gc). As piores defesas até aqui são da ADCH e da ACBF, ambas com 39 gols sofridos.

Já no quesito gols marcados, o time de Santa Maria é o oposto. Pior ataque da Chave 1 até o momento, o União só marcou 20 gols (média de 2,2 por jogo). Após o União, vem o Palmeira, com apenas 24 gols marcados, e a ADCH, com 27. No topo da tabela nesse aspecto, também se encontra a AFF, com 43 gols marcados (média de 4,7 por jogo). Na sequência aparecem a SASE (41 gp) e Horizontina (39 gp).

Mas um aspecto que desequilibra a competição e mostra o porque de algumas equipes estarem bem ou mal classificadas é o aproveitamento de pontos dentro e fora de casa. Em geral, as equipes tem bom retrospecto como mandantes, fazendo prevalecer o fator local. As equipes que perdem pontos em casa, tendem a ficar mal colocadas. Já as equipes que conseguem conquistar pontos como visitante figuram na parte de cima da tabela e brigam pelas primeiras posições e pela vantagem de decidir em casa na fase de quartas-de-final. Em casa, três equipes ainda não perderam pontos. AFF, AAPF e SASE fazem campanhas perfeitas em seus domínios. A quarta melhor campanha como mandante é do União, com 83,3% (10 pontos em 12 disputados). Somente a equipe da ADCH não perdeu ainda em Santa Maria. A própria ADCH é a pior mandante, com apenas três pontos em quatro jogos (25% de aproveitamento) jogando em Salto do Jacuí. O Palmeira Futsal, seu companheiro fora da zona de classificação, é o segundo pior mandante, com 41,6% dos pontos conquistados quando joga em casa.

Enquanto é um dos melhores mandantes, o União novamente fica entre os piores quando o assunto é pontos conquistados fora de casa. Quando jogou fora de seus domínios, o União conquistou apenas um ponto (na estreia, contra o Palmeira Futsal) em cinco partidas. O aproveitamento é de apenas 6,6%. Só é superior que a campanha do próprio Palmeira (5 jogos e 5 derrotas fora de casa) e igual a da ACBF, que também tem um empate e quatro derrotas longe de seu ginásio. E como não poderia ser diferente, a líder AFF é a equipe com melhor aproveitamentos fora de casa. O visitante mais indigesto tem três vitórias e uma derrota longe do Rossatão (perdeu a invencibilidade na 9ª rodada no clássico contra a SASE), ou seja, 75% dos pontos. Na sequência, aparecem como melhores visitantes a AAPF (40% dos pontos) e o Jáqtáqvá e o Figueira (ambos com 33%).

Comparando mandantes e visitantes, os donos da casa venceram 30 vezes, contra nove vitórias dos visitantes. Aconteceram apenas seis empates nos 45 jogos do 1º turno. Os times que jogaram em casa marcaram 182 gols e sofreram 143, demonstrando o poder que o fator local tem na Série Bronze. Foram 325 gols marcados, média de 7,22 por jogo no 1º turno.

Os números completos você confere abaixo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário