segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Empate heroico em Cerro Branco

Um jogo de superação. O União Independente viajou com um grupo de atletas reduzido (apenas oito jogadores de linha) até a cidade de Cerro Branco, em busca de pontuação para manter-se vivo na competição. Isso porque vinha de uma derrota dentro de casa, na qual perdeu a invencibilidade em Santa Maria e permitiu a aproximação da ADCH, nona colocada na classificação e primeira equipe fora do G-8. Por isso, era fundamental pontuar fora de casa, algo que não acontecia desde a estreia na Série Bronze, quando o União empatou em Palmeira das Missões.

Jogando sempre atrás no placar, a derrota parecia inevitável mais uma vez. O União ficou duas vezes com dois gols atrás no placar (3x1 e 5x3). Mas sem desistir em nenhum momento e com uma força de recuperação incrível, o time treinado por Coelho buscou a igualdade a segundos do fim, trazendo um ponto importante na bagagem.

O fixo Guile (número 9 do União) marcou o gol de empate a seis segundos do fim da partida. Foto: Diego Foppa (Folha de Candelária).
O ala Cristiano afirmou que o time estava bastante unido e que a entrega de todos dentro de quadra foi fundamental para o time buscar o empate nos segundos finais. Ele também falou que a torcida da ACBF empurrou bastante o time da casa, mas mesmo assim o União poderia ter voltado com a vitória para Santa Maria. Já o ala Felipinho, autor de dois gols, lamentou: “não merecíamos perder o jogo, pois tivemos muitas chances de gol. Acho que foi o melhor jogo em termos de vontade e superação em quadra. O time foi guerreiro”.

O empate motivou o elenco para as duas últimas partidas da primeira fase do campeonato. Com os resultados paralelos que auxiliaram, o União segue vivo na competição e ganhou uma posição. Agora o time é 7º colocado da Chave 1, com um ponto a mais que Horizontina (que perdeu para o lanterna Palmeira fora de casa) e dois a frente da ADCH (que empatou fora de casa com a líder AFF). O time pode confirmar a classificação no próximo sábado, com uma rodada de antecedência, se vencer a AFF no CDM e tiver um resultado paralelo favorável: derrota de Horizontina para o Jáqtáqvá em Chapada ou tropeço da ADCH, que joga em casa contra o Figueira.

O jogo

A partida foi equilibrada, com a equipe da casa, ACBF (Associação Cerro Branco de Futsal), pressionando desde o início e sendo apoiada pela torcida que lotou o Ginásio Municipal. Cabe ressaltar que a torcida da casa em nenhum momento apresentou comportamento agressivo contra os atletas ou torcedores do União Independente. Diante da pressão imposta pela ACBF, o União marcou bem e explorou os contra-ataques, chegando sempre com perigo.

Em um desses contra-ataques, aos 4 min, o União Independente perdeu a chance de finalizar à meta. O ala Cristiano perdeu a bola e Dida aproveitou e conduziu a bola até o gol: ACBF 1x0 União. O União não se abalou e continuou bem postado em quadra, logo conseguindo o gol de empate. Com 9min29s, após jogada bem trabalhada, Guile passou pelo seu marcador e pelo goleiro e tocou para Fernandinho. O ala do União só teve o trabalho de tocar para o gol vazio: ACBF 1x1 União. A ACBF continuou pressionando e um minuto depois, em lance do capitão Rodrigo, que não desistiu da jogada, dando um carrinho na linha de fundo, a bola chegou até João Alexandre, livre dentro da área para fazer o gol: ACBF 2x1 União. Com o gol a torcida cresceu, impulsionando ainda mais o time da ACBF ao ataque. Aos 15min, em nova bola retomada, os mandantes chegaram ao terceiro gol, de Ezequiel: ACBF 3x1 União. Ainda no primeiro tempo, o time de Santa Maria começou a reação, tornando a partida mais equilibrada. Aos 16min18s, o goleiro do time mandante deu rebote e Felipinho aproveitou. Ele deu um toque sobre o goleiro e ficou com gol aberto a sua frente. Aí só teve o trabalho de balançar a rede: ACBF 3x2 União.

Após o intervalo, o União voltou decidido a buscar o resultado. Devido às dimensões da quadra (com o tamanho mínimo), o jogo tornou-se muito dinâmico, com chances de gol para ambos os times. Assim, o representante de Santa Maria chegou ao terceiro gol aos 6min07s, silenciando a torcida da casa. Após receber do goleiro Edinho, Guile rolou para Giovani, que, de chapa surpreendeu o goleiro adversário: ACBF 3x3 União. A ACBF não se abalou com o gol de empate e, com os gritos de incentivo e instrução do técnico Almir, chegou ao quarto gol dois minutos depois, com Ezequiel, inflamando novamente a torcida. Aproveitando-se desse momento, o time da casa ampliou aos 11min15s, com mais um gol de Ezequiel: ACBF 5x3 União. A partida ganhou tensão e emoção quando o União chegou ao quarto gol 17 segundos depois e cresceu na partida novamente. Felipinho recebeu passe de Roger e tocou por cima do goleiro de cavadinha: ACBF 5x4 União. E em menos de um minuto, veio o gol de empate. Fernandinho, em jogada característica, roubou a bola do oponente, avançou e arriscou para o gol, marcando um golaço: ACBF 5x5 União.

A partida chegava aos minutos finais, quando o jogador do time da casa sofreu um pênalti. Ezequiel foi para a cobrança e marcou o seu quarto gol na partida, colocando a ACBF na frente mais uma vez aos 17min41s: ACBF 6x5 União. Faltando menos de 2 minutos, a torcida da casa comemorava e fazia contagem regressiva para o final da partida. Foi então que o União utilizou a estratégia de goleiro-linha. As chances de empate apareceram, mas foi a ACBF que teve duas chances claras de ampliar o placar. Em uma delas, Fernandinho (goleiro linha do União) fez excelente defesa em um contra-ataque mano-a-mano. O que parecia definido, confirmando mais uma derrota fora de casa do time santa-mariense, acabou em um empate restando apenas seis segundos para o término. Roger chutou e, no rebote, Guile dividiu com o goleiro e marcou, decretando os números finais da partida: ACBF 6x6 União.

Ficha técnica:
ACBF – João Darlan, Marcelo, Gilson, Hermes, Dida, Rodrigo, Hermes Santos, Marcelo Jacobi, Ezequiel, João Alexandre, Dionata, Everson, Diogo e Ilan. T.: Almir Jablonski.
União Independente – Pedro Henrique, Edinho, Cristiano, Giovani, Roger, Fernandinho, Bordinhão, Artur, Guile, Felipinho e Rafa. T.: Coelho.
Arbitragem: Anderson Wendland (árbitro principal), Luis Ricardo Carissimi (árbitro auxiliar), Rodrigo Kauer (anotador) e Diego Lara Faria (cronometrista).
Gols: Dida (4min15s do 1º - A), Fernandinho (9min29s do 1º - U), João Alexandre (10min08s do 1º - A), Ezequiel (15min22s do 1º - A), Felipinho (16min18s do 1º - U), Giovani (6min07s do 2º - U), Ezequiel (8min55s do 2º - A), Ezequiel (11min15s do 2º - A), Felipinho (11min32s do 2º - U), Fernandinho (12min25s do 2º - U), Ezequiel (17min41s do 2º - A) e Guile (19min54s do 2º - U).
Cartões amarelos: Rodrigo e João Alexandre (A), Guile, Felipinho e Cristiano (U).
Local: Cerro Branco-RS.

Texto: Rafael Almeida e Saul Pranke.

Nenhum comentário:

Postar um comentário