domingo, 23 de agosto de 2015

União supera o Jáqtáqvá em jogo de paciência

Depois de mais um tropeço fora de casa, o União Independente tinha a obrigação de vencer em seus domínios qualquer que fosse o adversário. Mais uma vez enfrentando um dos times da ponta de cima da tabela, o Jáqtáqvá, de Chapada, os comandados de Coelho sabiam que teriam dificuldades. Até mesmo depois de abrir uma vantagem de 3x1 no placar, o União não conseguiu ver a vitória assegurada. O time teve que suportar a pressão dos visitantes nos minutos finais, quando manteve o placar de 4x2 e confirmou mais três importantes pontos na briga pela classificação.

Além de toda dificuldade imposta pelo adversário, o União também teve que enfrentar os próprios problemas. O técnico Coelho só teve um treinamento durante a semana para preparar a equipe e tinha os desfalques dos pivôs Índio (suspenso) e Bochecha e do ala Dioninho (que continua lesionado). Mas teve o retorno do ala Feijão (recuperado de lesão) e um acréscimo importante, pela experiência e pelo faro de gol: o pivô Ravanello. Ele estava inscrito no BID desde o início da competição, mas fez seu primeiro jogo na Série Bronze 2015 ontem, mesmo sem ter a condição física ideal. E já na estreia, ele marcou um gol e fez importante papel na construção das jogadas ofensivas enquanto esteve em quadra.


Com a vitória, o União chegou aos 18 pontos, igualando-se a Horizontina e ACBF (5º e 6º colocados, respectivamente). O time de Santa Maria permanece no 7º lugar, mas conseguiu abrir três pontos do 9º, faltando quatro rodadas para o fim da primeira fase. O representante de Santa Maria ainda joga duas partidas em casa (SASE e AFF) e duas partidas fora de casa (ACBF e Figueira). E o próximo desafio é a vice-líder SASE, de Selbach, no próximo sábado no CDM. Uma vitória será muito importante para que o União não dependa de resultados fora de casa contra adversários diretos pela vaga. E também é a oportunidade de devolver a dolorida derrota do primeiro turno, quando o União chegou a estar vencendo em Selbach por 3x1 e tomou a virada nos minutos finais.

Time se uniu para superar as próprias dificuldades e vencer um forte adversário.
O jogo

Sabendo que só a vitória interessava, o União começou a partida priorizando a posse de bola e procurando o gol. O técnico Coelho iniciou escalando um quarteto mais rápido, com Felipinho na função de pivô. Já os visitantes, marcavam forte em sua quadra e arriscavam nos contra-ataques. E o gol do time santa-mariense não demorou para sair. Com 4min56s, Felipinho recebeu na referência, girou sobre e marcação e chutou alto: União 1x0. Só que os chapadenses empataram poucos segundos depois. Aos 5min12s, após cobrança de lateral, Vini recebeu dentro da área e só teve o trabalho de completar para o gol: 1x1. Com 12min, Joczan tocou na saída do goleiro e acertou a trave. Com 13min, Feijão encontrou Roger dentro da área. O fixo do União tocou para o gol, mas o goleiro espalmou. Aos 17min, Ravanello arriscou para o gol e Leitão espalmou para escanteio. E aos 19min28s, brilhou a estrela do estreante. Ravanello recebeu na frente com um marcador, usou o corpo para girar sobre a marcação e deu uma cavadinha na saída do goleiro para colocar o time da casa na frente novamente: 2x1.

No início do segundo tempo parecia que o União teria certa tranquilidade na condução do placar, depois de ver um adversário expulso e ampliar a vantagem com mais um gol. Mas a partida ainda traria momentos tensos e só houve alívio com o apito final. Aos 1min50s, Vereador foi expulso por reclamação e o Jáqtáqvá ficou com um a menos. Aos 3min, o União puxou contra-ataque e Joczan carimbou a trave. No rebote, Roger concluiu sem goleiro e ampliou: 3x1. Com 3min15s, o time visitante aproveitou falta próxima à área para descontar. Giba recebeu o passe e chutou. A bola bateu no travessão e quicou dentro do gol: União 3x2. Logo depois, Giba chutou de primeira e Edinho segurou firme. O time de Chapada se aproximava do gol de empate.

Roger (com a bola) marcou o terceiro gol do União; Felipinho (camiseta 10) abriu o placar; Já Bordinhão (no fundo, de azul) fechou o placar após cobrança de falta.
Aos 7min, Fernandinho arrancou pelo meio e chutou rasteiro, exigindo boa defesa do goleiro Leitão. Com 13min, Vena chutou no alto e Edinho espalmou. Na cobrança de escanteio, Vini recebeu sozinho dentro da área e Edinho salvou de novo, tornando-se um dos nomes da partida. Nesse momento, o time de Santa Maria já tinha cinco faltas coletivas e, mais uma, daria um tiro livre para o adversário cobrar. Com 14min35s, o União ampliou. Guile cobrou a falta, rolando a bola para Bordinhão, que chutou forte. O goleiro chegou a tocar na bola e ela entrou: União 4x2. Com 15min, Guile puxou contra-ataque e ficou cara a cara com o goleiro, que evitou mais um gol dos mandantes. Após isso, o Jáqtáqvá começou a utilizar o ala Jarré como goleiro-linha, mas sem efetividade, embora criasse algumas boas oportunidades. Mas quem ficou mais perto de marcar foi o União, quando recuperava a bola e o gol adversário ainda estava vazio. Só que a única conclusão que iria em direção ao gol foi interceptada por Jarré na metade da sua quadra defensiva. Final de jogo: União 4x2 Jáqtáqvá.

Coelho, Vini, Guile, Roger, Ravanello, Giovani, Edinho, Marcelo (em pé, da esquerda para a direita); Bordinhão, Cristiano, Nelson, Guto, Felipinho, Feijão, Joczan, Fernandinho e Maicom (agachados, da esquerda para a direita).

Ficha técnica:
União Independente - Edinho, Maicom, Giovani, Roger, Guile, Cristiano, Fernandinho, Bordinhão, Feijão, Felipinho, Guto, Nelson, Joczan e Ravanello. T.: Coelho.
Jáqtáqvá - Leitão, Vena, Sidi, Giba, Vini, Jarré, Pavan, Tiago Pavan, Fabinho, Marquinhos, Gole, Vereador e Tiego. T.: Leco.
Arbitragem: Ricardo Messa (árbitro principal), Eudo Fidelcino Dorneles (árbitro auxiliar), Liana Araújo (anotadora) e Janaína Fernandes (cronometrista).
Gols: Felipinho (4min56s do 1º - U), Vini (5min12s do 1º - J), Ravanello (19min 28s do 1º - U), Roger (3min do 2º - U), Giba (3min15s do 2º - J) e Bordinhão (14min35s do 2º - U).
Cartões amarelos: Roger e Feijão (U), Vini e Gole (J).
Cartão vermelho: Vereador (J).
Local: CDM - Santa Maria-RS.
Público: 119 pessoas.
Público pagante: 91 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário